terça-feira, 14 de outubro de 2014

Appa investe R$ 21 milhões para modernizar sistemas de iluminação na área portuária


A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) acaba de assinar um contrato para a construção de infraestrutura de sistemas de iluminação e rede de dutos técnicos para os portos de Paranaguá e Antonina. Ao todo, a Appa investirá, em recursos próprios, R$21,29 milhões para a realização dos serviços. O contrato tem prazo de 12 meses para ser executado.

O sistema de iluminação dos portos não passava por uma requalificação desde 2002. A atividade portuária ocorre de forma ininterrupta (dia e noite), sendo necessário um sistema de iluminação eficiente que permite que as operações ocorram de forma segura 24 horas por dia. Com a obra, serão aprimorados os índices luminotécnicos de diferentes áreas do porto, com base nas normas da ABNT e IEC.

Além disso, todo o sistema de iluminação precisa ser compatível com a segurança das instalações, movimentação e armazenagem de diversos tipos de cargas, atendendo as normas internacionais de segurança (ISPS Code) e o Plano de Segurança Público Portuária (PSPP).

De acordo com o diretor de engenharia e manutenção da Appa, Paulinho Dalmaz, a iluminação existente nas vias de acesso atendem de forma limitada as condições de segurança para os transeuntes e não cobrem todas as ruas existentes de maneira eficiente. “Nas faixas portuárias (Paranaguá e Antonina), Pátio de Triagem, Pátio de Veículos, Estacionamento APPA, Silo e arredores e Píer de Inflamáveis a iluminação é deficitária tanto com os aspectos de sua vida útil, quanto aos níveis de iluminamento necessário para as atividades ali desenvolvidas”, explica.

A revitalização da iluminação dos Portos de Paranaguá e Antonina será realizada com a troca dos equipamentos existentes e instalação de novos, de forma que o sistema atenda as especificações das Normas Técnicas vigentes. Serão utilizadas tecnologias mais modernas, como lâmpadas de LED, e tecnologias mais adequadas para atividade, como as lâmpadas de alta pressão à vapor metálico (que proporcionam melhor definição de cores nas áreas a serem iluminadas).

Dutos – Fora a iluminação em si, a obra vai permitir a construção de cerca de cinco quilômetros de rede de dutos técnicos que ligarão desde o início da faixa portuária até o pátio de veículos do Porto. A rede permitirá que sejam passados cabos de fibra ótica, rede de dados e todo o tipo de estrutura de redes. Os sistemas de redes de dutos técnicos a serem construídos comportarão a ampliação dos sistemas de forma econômica e de fácil acesso para manutenção, estabelecendo melhores condições técnicas na execução de ampliações e manutenções de suas redes de energia, de voz, dados, imagem, monitoração e circuitos eletro eletrônicos.

Confira abaixo as áreas que serão atendidas pela obra:

- Sistema de Iluminação da Avenida Portuária
- Sistema de Iluminação das Vias Urbanas da Região Portuária
- Sistema de Iluminação do Pátio de Triagem de Paranaguá
- Sistema de Iluminação do Pátio de Veículos de Paranaguá
- Sistema de Iluminação em Porto de Antonina
- Sistema de Iluminação em Faixa Portuária do Porto de Paranaguá
- Sistema de Iluminação do Estacionamento APPA
- Sistema de Iluminação Silo de 100.000T (SILÃO)
- Sistema de Iluminação do Píer de Inflamáveis (TRANSPETRO) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário